Vale mais a pena construir ou reformar?
E se eu te contar que...
Essa é, sem dúvida, uma das perguntas que mais ouço: “Isa, será que não é melhor reformar a casa que já tenho? Ou será que devo construir do zero?”
E a resposta é: depende. Construir é incrível porque dá liberdade total. Você escolhe cada detalhe desde o início, tudo pensado para a sua família. É um sonho que nasce do zero. Mas, claro, exige tempo, investimento e paciência com todas as etapas.
Por outro lado, reformar pode ser mais rápido e, muitas vezes, mais econômico. Além disso, existe a beleza de preservar histórias. Já acompanhei clientes que não abriram mão da casa onde criaram os filhos, mas queriam modernizar os ambientes e adaptá-los a uma nova fase de vida. Foi emocionante ver o quanto a reforma resgatou memórias sem abrir mão do conforto atual.
No entanto, reformas podem ter surpresas no meio, nem sempre é um mar de rosas. Já acompanhei clientes que muitas coisas foram surgindo durante a reforma, como descoberta de vigas, problemas hidráulicos, por isso é importante estar preparado e contratar profissionais qualificados para avaliar sempre antes de tomar a decisão.
Não existe certo ou errado. O que existe é o que faz sentido para a sua realidade, seu orçamento e seus sonhos. Meu papel é ajudar você a avaliar tudo isso de forma clara, sem surpresas, e mostrar qual caminho pode trazer mais felicidade para sua família.